Álbum "Invisible Touch" completou 30 anos, "A Trick of theTail", 40, os mesmos que "Wind and Wuthering" fará em Dezembro!

09-08-2016 15:30

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Este ano, comemoram-se 3 efemérides na discografia de Genesis: o álbum "Invisible Touch" completa 30 anos de existência, enquanto os registos "A Trick of the Tail" e "Wind and Wuthering" 40 cada! Os 2 primeiros já chegaram a esta data redonda, o último terá de aguardar por Dezembro para atingir o feito que no entanto fica já aqui assinalado, dado que é no ano actual.

E vou começar por ordem cronológica dos mesmos:

 

 

"A Trick of the Tail":

 

Foi lançado dia 2 de Fevereiro de 1976. Gravado nos Trident Studios em Londres, Inglaterra, entre Outubro e Novembro de 1975, o 7º álbum marca a estreia de Phil Collins como vocalista principal e de forma auspiciosa, isto depois de Peter Gabriel ter abandonado a formação finda a digressão do registo "The Lamb lies down on Broadway". A decisão de Peter não fez esmorecer a banda, em virtude de os restantes elementos mostrarem vontade de manter o projecto, sentindo que ainda podiam compor e lançar material de sucesso e especialmente mostrar à crítica que eram uma equipa de compositores que ainda se sentia capaz de produzir música de qualidade. Collins achou que podiam continuar como uma banda instrumental, mas os restantes membros consideraram que seria maçudo sem voz. Escreveram e ensaiaram novas músicas em meados de 1975 e ouviram cerca de 400 cassetes para substituição do vocalista, mas não chegaram a um consenso: de entre todas as audições efectuadas dessas mesmas fitas, ninguém foi escolhido. Mantinha-se o impasse. Ainda houve quem fosse fazer testes: Mick Stickland foi convidado a entrar em estúdio para cantar, mas a sua voz estava fora de tom em certas partes das músicas e decidiram continuar sem ele. Em Outubro, entraram nos Trident Studios com o produtor David Hentschel para gravar o álbum sem uma ideia definitiva de quem iria ser o vocalista principal. Phil Collins estava relutante em sê-lo, mas convenceram-no a cantar "Squonk" e a sua interpretação foi tão forte e marcante que o mesmo acabaria por assumir as vocais nos restantes temas do álbum.

Aquando do seu lançamento, a crítica especializada ficou impressionada com a melhoria da qualidade sonora e a capacidade de sobrevivência que a formação demonstrou depois da saída de Peter Gabriel, isto sem sacrificar a qualidade musical. O grupo saiu em digressão com Phil Collins como vocalista principal e com um músico adicional na bateria: Bill Brufford. As actuações daí resultantes aumentaram a popularidade dos Genesis nos Estados Unidos. Este registo foi relançado em CD diversas vezes, incluindo um pacote de luxo com faixas extras no ano de 2007.

Como single de divulgação foi lançado "Entangled", com a faixa-título do álbum no lado B, isto no dia 20 de Fevereiro de 1976, ou seja, 18 dias depois do lançamento do mesmo.

Chegou ao 3º lugar nas tabelas de vendas Reino Unido, mantendo-se nas mesmas durante 39 semanas e ao 31º lugar nos Estados Unidos, tendo alcançado em ambos os países 1 Disco de Ouro.

 

 

"Wind and Wuthering":

 

O 8º álbum de estúdio dos Genesis, 2º tendo Collins como vocalista principal, foi lançado no mesmo ano que o antecessor "A Trick of the Tail", 10 meses e meio depois e no mesmo ano: 17 de Dezembro de 1976. Foi gravado entre Setembro e Outubro desse ano nos estúdios Relight em Hilvarenbeek, na Holanda, com selo da Charisma Records e produzido por David Hentschel e pelos próprios. Este registo marca a despedida do guitarrista Steve Hackett da formação, sendo que a composição e a gravação do álbum decorreram sob alguma fricção interna, em virtude de Hackett sentir que as suas contribuições eram deixadas de parte por material apresentado por Tony Banks.

Para mim, é o melhor álbum de Genesis com Phil Collins e um dos melhores da formação, a par de registos como "Foxtrot", "Selling England by the Pound" e "The Lamb lies down on Broadway", ainda com Peter Gabriel como vocalista. Cria um ambiente de grande tranquilidade, o qual nos transporta mentalmente para outra dimensão: a sensação de estarmos numa floresta completamente coberta de nevoeiro e mesmo assim conseguirmos observar toda a fauna e flora na perfeição, sentindo que tudo é perfeito à nossa volta!

Recebeu críticas muito positivas por parte da crítica especializada, cimentando a sua popularidade nos Estados Unidos.

Foi relançado em 2007 com um novo som: estéreo e 5.1 de mistura em redor.

A Digressão de 1977 foi  a última do guitarrista Steve Hackett com os Genesis e a primeira do baterista Chester Tompson, contratado apenas para espectáculos ao vivo, neste caso de Digressões inteiras.

"Your Own Special Way" foi o único single de "Wind and Wuthering", sendo que "It's Yourself" foi o Lado B do mesmo e chegando ao 62º lugar nas tabelas de vendas dos Estados Unidos.

"Wind and Wuthering" chegou ao 7º lugar nas tabelas de vendas do Reno Unido, onde conquistou 1 Disco de Ouro e outro de Prata e ao 26º nos Estados Unidos, arrecadando um Certificado Ouro.

 

 

"Invisible Touch":

 

O 13º álbum de estúdio foi lançado dia 09 de Junho de 1986. Foi gravado entre Outubro de 1985 e Março de 1986 nos estúdios The Farm, em Chiddingfold, Surrey, Inglaterra, produzido pelos próprios e por Hugh Padgham. No Reino Unido, o lançamento esteve a cargo da Charisma Records e da Virgin, enquanto que nos Estados Unidos essa responsabilidade foi da Atlantic Records.

Depois de concluída a digressão "The Mama Tour", a banda fez uma pausa nas suas actividades, o que permitiu aos músicos retomar as carreiras a solo: Mike Rutherford fundou os Mike + The Mechanics, Tony Banks trabalhou no seu 2º álbum de material de bandas sonoras precisamente intitulado "Soundtracks" e Phil Collins lançou o seu 3º álbum ,"No Jacquet Required", que se tornaria um enorme sucesso de vendas a nível mundial. Em 1985, Phil Collins deu uma entrevista, onde falou da intenção dos Genesis começarem a trabalhar no próximo álbum já em Outubro desse ano, o que punha fim a uma falsa notícia que foi divulgada pela rádio BBC1, a divulgar a separação do trio.

"Invisible Touch" foi composto na totalidade através de improvisos, não houve material usado depois da gravação. Este registo mostrou uma sonoridade bem diferente, a sonoridade sinfónica já há muito tinha sido abandonada pela formação, agora chegava a vez de o som progressivo ficar definitivamente de fora: os Genesis entregavam-se à moda da altura, a sonoridade pop-rock, com uso extensivo de bateria eletrónica e sintetizadores, sendo que a sua sonoridade era agora bastante comercial.

Até hoje, foi o álbum mais bem sucedido dos Genesis em termos comerciais: só nos Estados Unidos vendeu cerca de 6 milhões de cópias! Mesmo a crítica especializada ficou dividida: houve publicações que deram notas altas, enquanto outras foram bastante desfavoráveis, questionando se este registo era mesmo necessário e que podia facilmente passar por um disco de Phil Collins, dadas as semelhanças.

Os fãs antigos detestaram este registo, mas por outro lado, permitiu conquistar novos públicos.

Foram extraídos 5 singles: "Invisible Touch", "Throwing it all Away", "Land of Confusion", "In Too Deep" e "Tonight, Tonight, Tonight" e todos eles foram sinónimos de sucesso, visto terem todos chegado aos 5 primeiros lugares nos Estados Unidos, sendo que "Invisible Touch" alcançou mesmo a 1ª posição, sendo até hoje o único single da formação a conseguir tal feito.

À  semelhança de "Wind and Wuthering" também "Invisible Touch" foi relançado em 2007 com um novo som: estéreo e 5.1 de mistura em redor.

O álbum chegou ao 1º lugar no Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido; ao 2º na antiga Alemanha Ocidental, Holanda e Finlândia; ao 3º na Austrália, Noruega e Estados Unidos; ao 4º na Suécia e Suiça; ao 5º na Austria e Itália e ao 8º em França. Conquistou 6 Discos de Platina nos Estados Unidos; 4 no Reino Unido e 1 na Austrália, França, Alemanha e Holanda. Arrecadou ainda 3 Certificados Ouro, distribuidos pelos seguinte países: Hong Kong, Japão e Espanha.

Em 1987, "Invisible Touch" foi nomeado para os prémios de música americana na categoria Pop/Rock: Banda, Duo ou Agrupamento Favorita/o; Hugh Padgham foi nomeado para um prémio britânico como Melhor Produtor Britânico; o tema instrumental "The Brazilian" recebeu uma nomeação para os prémios Grammy para a categoria Melhor Desempenho Pop Instrumental e o videoclip de "Land of Confusion", que apresenta a imagem viva dos elementos do grupo em marionetas, foi nomeado para o prémio de Video do Ano da MTV, mas ironicamente perderia para "Sledgehammer", do antigo vocalista da formação, Peter Gabriel...