1997-2002

 

1997 - É editado o 15º álbum de estúdio, intitulado "Calling all Stations", o 1º e único com o novo vocalista, Ray Wilson, sendo também o último registo do terceto até à data. O álbum é bem sucedido a nível de vendas na Europa, chegando ao 2º lugar no Reino Unido, mas acaba por falhar no seu principal alvo: os Estados Unidos, chegando apenas a um modesto 54º lugar e uma curta permanência de 5 semanas nas tabelas de vendas americanas. . Os 3 singles extraídos do álbum, "Congo", "Shipwrecked" e "Not about Us" conseguem entrar nas tabelas de vendas, mas apenas o primeiro é um sucesso de vendas, conseguindo entrar na lista dos 40 singles mais vendidos do Reino Unido, chegando ao 29º lugar. A banda parte em digressão pela Europa nos anos 1997/1998, mas, devido às modestas vendas nos Estados Unidos, a digressão americana acaba por ser cancelada. Devido a este factores, Ray Wilson é dispensado e os Genesis caem num longo hiato

No entanto, ambas as partes mantêm um contacto regular. Numa entrevista concedida em 2007, Ray Wilson expressou o seu desgosto pela forma como a sua dispensa tinha sido conduzida, descrevendo-a como "morte silenciosa", além do arrependimento sentido do tempo passado na banda, a sensação de desconforto, descrevendo-se como "um trabalhador da classe operária perante os gostos requintados de Mike Rutherford e Tony Banks". Uma crítica implícita? Para além disso, revelou que um dos assistentes de Phil Collins lhe tinha confidenciado que o ex-vocalista não tinha ficado contente que os Genesis tivessem continuado.

 

1998- Peter Gabriel, Phil Collins, Mike Rutherford, Tony Banks, Steve Hackett, Anthony Phillips e Silver reúnem-se para uma sessão fotográfica, com jantar incluído, para celebrar o lançamento da caixa "Genesis Archive 1967-75".

 

1999 - Peter Gabriel, Phil Collins, Mike Rutherford, Tony Banks e Steve Hackett, formação dos Genesis entre 1971 e 1975, reúnem-se em estúdio, para a regravação do tema "The Carpet Crawlers", agora denominado "The Carpet Crawlers 1999", que fez parte da compilação "Turn it on Again - The Hits", lançada em Outubro desse ano. A compilação chega ao 4º lugar no Reino Unido e ao 65º no top da Bilboard 200, dos Estados Unidos, onde conquistou o certificado ouro. Foi relançado em 2007, como CD duplo, com faixas extra, tendo como base a digressão do terceto. E a ideia foi bem recebida: reentrou para o 14º lugar dos top's britânicos e na semana seguinte, trepou até à 5ª posição! Esta nova versão da compilação foi lançada em Setembro desse ano, nos Estados Unidos, substituindo "The Platinum Collection".