1991-1996

 

1991 - É editado o 14º álbum de estúdio, "We Can't Dance", o último registo de Phil Collins como vocalista de Genesis. Há 2 curiosidades a realçar, por alturas do seu lançamento: no formato CD e K7, foi lançado como álbum simples, todavia em Viynil, foi lançado como álbum dúplo. Das 12 faixas incluídas no álbum, 2 delas ficaram de fora, "On the Shoreline" e "Hearts on Fire", por não haver espaço suficiente no disco para as integrar. Seriam lançadas como lados B dos singles "I Can't Dance" e "Jesus He Knows Me", respectivamente. Pela 2ª vez consecutiva, o álbum alcança o 1º lugar nas tabelas de vendas do Reino Unido, permanecendo nos top's britânicos durante 61 semanas, conquistando 5 discos de platina e conseguindo igual feito classificativo na Holanda, Alemanha (5 discos de platina), Suiça (4 discos de platina), Aústria (1 disco de Ouro) e Noruega. Nos Estados Unidos, chegou à 4ª posição, vendendo um total de 4 milhões de cópias, conquistando 4 discos de platina, repetindo o feito na Suécia, em termos classificativos, tendo conquistado 1 disco de platina. Na Nova Zelândia, chegou ao 5º lugar, enquanto que na Austrália se fixou no 8º posto. Realce igualmente para as 4 platinas conquistadas em solo canadiano, correspondentes a mais de 400 000 cópias vendidas. À imagem do álbum, a maior parte dos singles daí extraídos também trilhou a rota do sucesso: "Jesus He Knows Me" chegou ao 3º lugar na Alemanha, ao 4º na Noruega, ao 5º na Irlanda, ao 6º no Reino Unido, ao 7º na Aústria (disco de Ouro, com mais de 15.000 cópias vendidas), ao 8º na Holanda e Suiça e ao 12º posto nos Estados Unidos. Também em Portugal chegou ao Top 10; "I Can't Dance" alcançou o 1º lugar na Holanda, o 2º na Austria, o 4º na Alemanha, o 7º na Irlando, Reino Unido e Estados Unidos, o 8º na Suiça e o 9º na França. Também no nosso país voltou a chegar aos 10 singles mais vendidos; "Hold on my Heart" chegou ao 12º lugar nos Estados Unidos e ao 16º no Reino Unido. "Jesus He Knows Me" ficou-se pela 13ª posição na Alemanha, pela 20ª no Reino Unido e pela 23ª nos Estados Unidos; "Never a Time" foi um single discreto, e "Tell me Why" conseguiu como melhor classificação, um 27º lugar em França. No Reino Unido, ficou-se por um algo modesto 40º lugar, enquanto que na Alemanha a classificação foi ainda mais modesta: 51º lugar. 

 

1992 - Regresso dos Genesis a Portugal 17 anos depois, com um concerto único no antigo Estádio José de Alvalade, em Lisboa! Foi a 2ª e última presença do terceto em terras lusas, até aos nossos dias.

 

1996 - Phil Collins abandona os Genesis, alegando ser altura de mudar de rumo na sua carreira artística, nomeadamente fazer música para filmes, integrar projectos jazz e dedicar-se à sua carreira a solo. O divórcio é consumado de forma amigável e ambas as partes mantêm uma grande amizade que dura até aos dias de hoje.