1973-1978
1973 - A 27 de Julho, é lançado o 1º registo ao vivo, simplesmente intitulado "Genesis Live". Foi a 1ª vez que o quinteto chegou ao top 10 no Reino Unido, mais propriamente ao 9º lugar, permanecendo cerca de 10 semanas nas tabelas de vendas britânicas. Consta que a banda foi persuadida pela editora Charisma Records a lançar este registo ao preço orçamentado do título, para fazer tempo enquanto a banda gravava "Selling England by the Pound".
- A 12 de Outubro deste ano, é editado o 5º álbum de estúdio, "Selling England by the Pound", que alcança um fantástico 3º lugar no Reino Unido, mantendo-se nas tabelas de vendas durante 21 semanas. Curiosidade maior: alcançou um disco de ouro nos Estados Unidos em 1990, 16 anos depois de ter alcançado o 70º lugar na tabela dos 200 mais da Billboard. O álbum foi muito bem recebido pela crítica e é considerado um dos grandes álbuns do estilo rock progressivo.
1974 - É editado o 6º álbum de estúdio, "The Lamb Lies down on Broadway", um álbum conceptual duplo. Considerado um dos melhores trabalhos da banda e por muitos críticos e fãs como o melhor, acabou por ter igualmente o reverso da medalha, ou seja, foi o último registo de Peter Gabriel como vocalista de Genesis. Chegou ao 10º lugar no Reino Unido e alcanou o 41º lugar na tabela da Billboard. Conquistou 3 discos de ouro: 1 no Reino Unido em 1975, outro no Canadá, 3 anos mais tarde e eventualmente, um 3º nos Estados Unidos em 1990, ou seja, 16 anos depois do seu lançamento!
1975 - Os Genesis aterram pela 1ª vez em Portugal, no 1º grande concerto depois do 25 de Abril, para 2 noites épicas no antigo Pavilhão Dos Desportos, em Cascais. Rezam as crónicas que foram 2 noites de arromba, e o único senão foi mesmo Peter Gabriel ter afirmado que era a sua última digressão com os restantes companheiros, o que se viria a confirmar, pois no final da mesma, o conceituado vocalista acabaria mesmo por saír.
1976 - Em Fevereiro deste ano, é editado o 7º álbum de estúdio, "A Trick of the Tail", estreia de Phil Collins como vocalista principal, depois da partida de Peter Gabriel. O grupo realiza os seus primeiros telediscos, "A Trick of the Tail", "Ripples" e "Robbery, Assault and Battery". O álbum chegou ao 3º lugar no Reino Unido, permanecendo durante 39 semanas nas tabelas de vendas. Nos Estados Unidos, chegou à 31ª posição, alcançando um disco de Ouro em Março de 1990, ou seja, 14 anos depois!
- Em Dezembro, é editado o 8º álbum de estúdio e o 2º com Phil Collins ao leme, denominado "Wind and Wuthering": Tony Banks afirmou que este é um dos seus álbuns favoritos de Genesis, de um total de 2.
1977 - Em Maio deste ano, é lançado o 1º EP, intitulado "Spot the Pigeon", o qual contou com apenas 3 faixas. Este mini-álbum foi o último registo de Steve Hackett como guitarrista dos Genesis.
- Em Outubro, é lançado o 2º registo ao vivo, em formato duplo, intitulado "Seconds Out". Chegou ao 4º lugar no Reino Unido, permanecendo 17 semanas nas tabelas de vendas. O título do álbum tem um duplo significado: nos combates de boxe ou de wrestling, quando o árbitro diz "Seconds Out" está-se a referir ao facto a equipa do pugilista ter de deixar o ringue, porque o próximo round está prestes a começar; foi o 2º álbum da banda fora do estúdio, em registo "ao vivo". Mas há ainda uma 3ª probabilidade: pode-se estar a referir ao facto de 2 membros da formação mais tradicional já terem debandado (Peter Gabriel e Steve Hackett).
1978 - É editado o 9º álbum de estúdio, "...And then there were Three", o 1º sem o guitarrista Steve Hackett. Consta que o título é uma alusão a esse facto. Pela 1ª vez desde o seu início, os Genesis funcionam como um trio. Phil Collins ocupa-se das vocais, bateria e percussão, Mike Rutherford fica encarregue das guitarras ritmica, solo e baixo, enquanto Tony Banks se ocupa do órgão, piano, mellotron e sintetizadores. Um trabalho hercúleo, portanto. O álbum chegou ao 3º lugar no Reino Unido, permanecendo nas tabelas de vendas durante 32 semanas. O single "Follow You Follow Me" chegou aos 10 primeiros lugares da tabela de singles do mesmo país. Nos Estados Unidos, este foi o 1º single de Genesis a conhecer o sucesso, enquanto o álbum chegou ao 14º lugar, conquistando um disco de Ouro, e eventualmente de Platina.